Dor nas costas: conheça as causas e saiba como evitar

Sentir dor nas costas é mais comum do que se pode imaginar. De acordo com a OMS, essa é a segunda causa que mais leva as pessoas a irem a um consultório médico. A Organização alerta também que 80% da população mundial já teve ou terá dor nas costas. 

A dor nas costas, pode ser causada por diversos fatores como: hábitos errados, postura, ou ser sintoma de alguma doença como a Fibromialgia,  Artrites, Hérnia de disco, entre outros. 

O tipo de dor nas costas varia de acordo com a região em que ocorre: na região da cervical (cervicalgia), no dorso (dorsalgia), na lombar (lombalgia) e no sacro (dor sacroilíaca) 

O que é Cervicalgia?

É uma dor que ocorre em alguma das primeiras vértebras da coluna (pescoço e ombro).

Ela pode estar ligada a uma má postura,  estresse, excesso de esforço, alguma afecção como a hérnia de disco cervical ou algum traumatismo. 

O que é Dorsalgia?

A dor que ocorre na coluna torácica, também conhecida como coluna dorsal, é chamada de Dorsalgia.

Ela pode estar associada a lesões e traumas como quedas, contusões; desgastes nos discos vertebrais, infecções, osteoporose,  entre outros. 

O que é lombalgia?

É uma dor que ocorre na coluna – na região lombar, ou seja, é a parte mais baixa da coluna, que fica próxima a bacia.

A lombalgia pode ocorrer por vários motivos. Os mais comuns são: contratura muscular, maus hábitos posturais, doenças inflamatórias, dentre outras.

Dor sacroilíaca

rb fisioterapia e acupuntura - onde fica o sacro
O sacro liga a parte inferior da coluna à bacia

A Sacroileíte também conhecida como dor sacroilíaca é uma inflamação em uma ou ambas as articulações sacroilíacas, que é a junção entre o osso sacro da coluna vertebral e o osso ilíaco da bacia. Esse osso une a parte inferior da coluna à bacia.

A dor sacroilíaca  pode ser causada por doenças inflamatórias, traumas, pós cirúrgico, doenças reumáticas, gravidez e infecções. Além disso, os exercícios de alto impacto e duração, como corridas, também podem sobrecarregar os membros inferiores e afetar as articulações.

Leia também o post: Como funciona a Acupuntura para coluna

Situações que contribuem para a dor nas costas:

  • Postura: Sentar de qualquer jeito em atividades rotineiras como: ver TV, trabalhar, dirigir e até mesmo dormir, além de prejudicar a coluna, dificulta o processo de circulação sanguínea. O ideal é levantar a cada uma hora;
  • Levantar algo do chão sem flexionar os joelhos: quando a pessoa abaixa com as pernas esticadas ela acaba sobrecarregando a coluna. Ao fazer a flexão, o peso vai para as pernas.
  • Falta de exercícios ou praticar exercícios de forma errada. Fazer exercícios é uma das principais recomendações para evitar a dor nas costas, mas não adianta fazer atividade física de forma errada. Um exercício mal executado pode não só causar a dor, como também provocar alguma lesão. 
  • Carregar uma bolsa pesada ou mantê-la no mesmo lado durante algumas horas pode descompensar a coluna e causar dor nas costas.  O ideal é não carregar muito peso (o peso deve ser inferior a 10% do seu peso) ou utilizar uma mochila, que divide bem o peso nas costas.

Quando procurar um médico?

Em caso de dor nas costas,  é recomendado procurar o médico nos seguintes casos:

  • Quando a dor for intensa, persistente e atrapalhe a realização das atividades diárias;
  • A dor irradia para as pernas;
  • Sensação de queimação e formigamento;
  • Dificuldade para caminhar.

Tratamento da dor nas costas 

Antes de iniciar o tratamento é preciso identificar o que está causando a dor. De maneira geral, as pessoas conseguem obter resultado através do tratamento tradicional como:

  • Uso de anti- inflamatórios, analgésicos e relaxante muscular;
  • Uso de compressas de água quente;
  • Prática de exercícios físicos (hidroginástica, natação, musculação e pilates).
  • Fazer massagem;
  • Há casos mais graves que a cirurgia é indicada. 
  • A dor nas costas costuma desaparecer  em algumas semanas, o que não impede da pessoa consultar um especialista (médico ou fisioterapeuta).

Acupuntura ajuda a tratar dor nas costas

rb fisioterapia e acupuntura- acupuntura para dor nas costas
Paciente com agulhas de Acupuntura em pontos para a dor nas costas

A Acupuntura é um tratamento complementar de baixo risco e pouquíssimos efeitos colaterais.  

A introdução de agulhas em pontos específicos do corpo, atua nas áreas de concentração nervosa e ajuda a aliviar a dor, tensão, além de provocar o relaxamento do corpo.

A partir da primeira sessão já é possível obter melhoria dos sintomas.

Fisioterapia para dor nas costas

A fisioterapia é recomendada, principalmente, para os casos em que a dor na coluna é persistente.

O fisioterapeuta utiliza vários recursos para lidar com a dor nas costas tais como: exercícios de fortalecimento muscular, correção de postura, alongamentos e uso de instrumentos como pesos e elásticos.

Antes de iniciar qualquer tratamento é importante investigar a causa dessa dor, se é provocada por algum hábito ou indício de alguma doença. O primeiro passo é identificar comportamentos cotidianos que podem contribuir para o aparecimento da dor e caso ela persista, esteja atrelada a um outro sintoma ou seja intensa, consulte o médico. 


Pensando em fazer Fisioterapia em domicílio? Entre em contato com a RB Fisioterapia e Acupuntura e agende uma consulta. Atendemos em Niterói, São Gonçalo e no RJ.

Quer receber conteúdos com dicas de saúde direto no seu WhatsApp ? Inscreva-se gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *