Auriculoterapia

auriculoterapia Copy

Auriculoterapia em domicílio

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tratamento, confira abaixo as principais dúvidas que as pessoas possuem sobre a terapia.

Atendemos em Niterói, São Gonçalo e no Rio.

Principais dúvidas sobre Auriculoterapia

O que é Auriculoterapia?

A Auriculoterapia é uma terapia natural da Medicina tradicional chinesa e um dos ramos da Acupuntura, que consiste na estimulação de pontos na orelha.

Dentro da Auriculoterapia, acredita-se que a orelha, que possui o formato de um feto, é a representação do corpo humano. Por isso, ao estimular determinado ponto é realizado o tratamento de  problemas físicos e psíquicos, além de aliviar os sintomas e dores dos órgãos.

Para que serve a Auriculoterapia?

Segundo um estudo realizado em 2003/2004 pela Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em saúde (Anaes) a Auriculo pode ser indicada para:

Efeito de analgesia em dores crônicas e agudas;
Enjoos e vômitos, principalmente os decorrentes de tratamento quimioterápicos e pós operatórios;
Rinites e alergias em geral;
Ansiedade e depressão;
Recuperação mototo;

A auriculoteraía pode também ser utilizada como complemento ao tratamento de Acupuntura.

Auriculoterapia dói?

Em alguns casos o paciente sente um pouco de dor, mas o mais comum é a sensação de formigamento ou peso semelhante a uma picada de inseto. Isso indica que os pontos tratados estão reagindo.

Como é o tratamento com Auriculoterapia?

O profissional que vai fazer a Auriculo começa realizando uma assepsia na orelha, depois prende um material esférico, uma espécie de pequeno cristal, utilizando pequenos pedaços de esparadrapos para fazer pressão nos pontos que serão tratados.

As esperas ficam na orelha por um período que varia de 24h a 7 dias. Na Rb costumamos deixar o material de  3 a 5 dias e damos um intervalo mínimo de 24h para descanso do local.

Durante o tratamento, é recomendado que o paciente estimule os pontos diversas vezes ao dia, evite molhar o local e deslocar o esparadrapo.

Existe contraindicação para Auriculoterapia?

De maneira geral, não há contraindicação para a Auriculoterapia. Contudo, recomenda-se que mulheres grávidas interrompam as sessões até o terceiro mês e após esse período , gestantes do 4º, 5º e 6º mês  ficam com restrição de alguns pontos. Do 7º a 9º mês  de gestação o tratamento deve ser suspenso novamente.

Também não é indicado que pessoas com hipersensibilidade realizem a Auriculo..