Acupuntura para Câncer de mama: saiba como a terapia ajuda no tratamento da doença

Terapia ajuda a aliviar transtornos causados pelo tratamento do câncer.

Rb fisioterapia Acupuntura para câncer de mama
Acupuntura é aliada no tratamento de Câncer de mama

. Outubro é o mês de conscientização para prevenção ao câncer de mama. Segundo dados do INCA, esse tipo de câncer é a primeira causa de morte por câncer em mulheres. E apesar da maioria dos casos envolverem o público feminino,  a doença também atinge homens. A incidência, apesar de rara, representa 1% de todos os cânceres do público masculino. 

O tratamento do câncer de mama envolve  radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, além da recuperação do pós-operatório e uso de medicamentos. Essas terapias além de serem desconfortáveis para os pacientes, costumam gerar mal estar e dores. 

Nesse contexto, a Acupuntura aparece como auxiliar ao tratamento tradicional e age diminuindo esses transtornos.

Centros de referência em Oncologia de várias partes do mundo oferecem a Acupuntura como parte do tratamento do câncer.  A técnica auxilia a reduzir os efeitos colaterais da Quimioterapia, como: náusea, vômito, dor, ondas de calor, fadiga, insônia, ansiedade, formigamento e diminuição da sensibilidade nos pés e nas mãos. Além de auxiliar na recuperação pós- cirúrgica e na redução da ingestão de medicamentos para dor.

Acupuntura para dor do Câncer

RB Fisioterapia e Acupuntura- Acupuntura para câncer
Acupuntura é usada por centros oncológicos de várias partes do mundo

 

Inserir agulhas em pontos da Acupuntura relacionados ao sistema nervoso central estimula a produção e liberação de endorfina, fazendo com que diminua o desconforto e a dor. Já a ação analgésica ocorre quando há a liberação das proteínas produzidas por leucócitos e da adenosina, que atua no metabolismo.

Um estudo publicado na Jama oncology, um dos principais jornais especializado na área de neoplasia, demonstrou que a Acupuntura e a Auriculoterapia estão associadas a uma significante redução da dor e da quantidade de medicamentos.

A pesquisa, que focou na intensidade da dor, fez um comparativo entre o que o paciente sentia antes e depois dos testes, numa escala de 0 a 10.

Durante o tratamento, parte dos pacientes recebeu uma Acupuntura não real, em que as agulhas foram colocadas em locais não associados à dor ( efeito placebo) enquanto outro grupo recebeu o tratamento correto.

No final dos testes, concluíram que a Acupuntura diminui a dor em 1,38 pontos na escala e em 30 miligramas as doses diárias de morfina. Já a Auriculoterapia conseguiu reduzir em 3 pontos na escala da dor.

Outro estudo realizado na Universidade de Columbia e publicado na revista Nature, que também levou em consideração o nível de dor das pacientes com câncer, concluiu que a Acupuntura ajuda a reduzir a dor derivada da hormonioterapia, principal tratamento do câncer de mama. 

O interesse pelo uso da Acupuntura para dor, como tratamento complementar do câncer, têm crescido nos EUA, devido a preocupação com o uso de medicamentos para a dor à base de opioides, que além de serem viciantes, geram efeitos colaterais desagradáveis. 

Por isso, a Acupuntura e outras técnicas da medicina chinesa, têm sido usadas para ajudar os pacientes com câncer. 

Esses estudos ajudam a provar que a Acupuntura em conjunto com a Oncologia contribui para melhorar a qualidade de vida do paciente com câncer. 

É importante destacar que a Acupuntura sozinha não possui os efeitos esperados. Por isso, recomenda- se que seja utilizada como recurso complementar, principalmente em pacientes cuja dor não se controla com medicamentos. E Além disso, o uso dessa terapia precisa  ser realizada com o acompanhamento do médico.


Pensando em fazer Acupuntura em domicílio? Entre em contato com a RB Fisioterapia e Acupuntura e agende uma consulta. Atendemos em Niterói, São Gonçalo e no RJ.

Quer receber conteúdos com dicas de saúde direto no seu WhatsApp ? Inscreva-se gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *