Acupuntura para ansiedade, depressão e estresse: veja como a técnica ajuda

Uso de Acupuntura para estresse
Acupuntura pode ser usada para auxiliar tratamento do estresse

A Acupuntura é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde( OMS) como eficiente no tratamento de diversas doenças, dentre elas se enquadram as relacionadas à saúde mental: Depressão, Ansiedade, Insônia e até mesmo a dependência química, estão na lista de doenças que podem utilizar a Acupuntura como tratamento auxiliar.

Como funciona a Acupuntura para Ansiedade?

A medicina tradicional chinesa defende que o nosso corpo possui uma energia vital chamada de Qi. Quando a mente e  corpo não estão funcionando corretamente, o Qi não consegue fluir através dos canais meridianos, causando congestionamento. Esse bloqueio é responsável por causar doenças como o estresse, traumas, ansiedade, dentre outros.

A Acupuntura age desbloqueando esses canais, por meio  de estímulos ao sistema nervoso, que reage produzindo substâncias analgésicas e estimulantes.

Estudos sobre uso da Acupuntura para Ansiedade

Pesquisadores de várias partes do mundo realizam, constantemente, revisões que buscam identificar o impacto da Acupuntura na saúde mental. Dentre os estudos realizados destacam-se:

O estudo da National Center for Biotechnology Information (NCBI) que buscou mostrar que a Acupuntura é eficiente no tratamento da Ansiedade e depressão das mulheres, grupo que segundo o centro é o que mais sofre com essas enfermidades( duas vezes mais comparado ao público masculino).

A Revista Brasileira de Enfermagem, publicou uma  revisão que reúne diferentes estudos sobre o tema. Esse artigo deixa claro que a Acupuntura tem apresentado resultados significativos no tratamento da ansiedade e reduz o uso de farmacológicos.

Como a Acupuntura age na depressão?

Os pontos em que são inseridas as agulhas de Acupuntura possuem terminações nervosas, que ao serem estimulados liberam as substâncias como a endorfina, serotonia, noradrenalina.

O tratamento convencional, que usa antidepressivos, também estimula a produção dessas substâncias, contudo esses medicamentos apresentam efeitos colaterais como: sonolência,  dificuldade de concentração,  entre outros.  Por isso,  o uso da Acupuntura como forma complementar, faz com que a quantidade de remédios a serem ingeridos seja menor.

Como a Acupuntura alivia o estresse?

O estresse provoca  sintomas tais como a insônia,  dor de estômago, fadiga entre outros. A partir do quadro apresentado pelo paciente, o acupunturista traça  um plano de tratamento e define em quais pontos energéticos serão inseridas as agulhas.

A técnica busca identificar o que está causando a desarmonia entre o Yin e yang, o que segundo a terapia tradicional chinesa,  é responsável por provocar as doenças. Para que o corpo volte a ter o equilíbrio, a Acupuntura atua na redução dos níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, além de provocar a liberação da Serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar e relaxamento.

Benefícios da Acupuntura na saúde mental

• -Sensação de bem estar, provocada pela produção e concentração das substâncias noradrenalina e serotonina,  no sistema nervoso;
  • – Equilibra os sintomas da Ansiedade;
  •  – Age nas áreas cerebrais, desativando o cérebro analítico,  que é responsável pelo medo e ansiedade;

Pontos de Acupuntura para Depressão e Ansiedade

O acupunturista ao tratar ansiedade e depressão pode trabalhar pontos que equilibram os sintomas da doença tais como o antebraço, pés, tornozelos, entre outros.